A Exortação VERBUM DOMINI e as Vocações
No dia 30 de setembro de 2010, memória de São Jerônimo, o Papa Bento XVI, lançou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal VERBUM DOMINI, dirigida ao Episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos, sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Dotada da profundidade peculiar que marca os escritos do Papa, a referida Exortação está dividida em três capítulos: o primeiro aponta a Palavra como lócus da auto-comunicação de Deus ao ser humano e a exigência deste em responder a Deus que fala e se revela; o segundo mostra a relação da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja, ressaltando a Liturgia como o lugar privilegiado do contado com a Palavra, e no terceiro capítulo encontra-se a explicitação da missão da Igreja que é a anunciar a Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que ela deve ser interlocutora da relação da Palavra Deus com o mundo, com as diversas culturas e com o diálogo inter-religioso. Não sendo a pretensão fazer um completo estudo sobre a Exortação, vamos nos deter o que o Santo Padre fala sobre a Palavra de Deus e as vocações.
É precisamente no capítulo segundo, VERBUM IN ECCLESIA, que se encontram as referencias da Palavra de Deus e sua relação às vocações, aos ministros ordenados, aos candidatos às Ordens Sacras, aos fiéis leigos e à família. Vejamos, resumidamente, cada uma delas:
Palavra de Deus e as vocações: A Palavra de Deus atrai a cada um em termos pessoais, revelando que a própria vida é vocação em relação a Deus e quanto mais se aprofunda esta relação mais se adquire consciência de que Ele nos chama à santidade, através de opções definitivas, assumindo funções e ministérios para edificar a Igreja (cf. VD § 77).
a) Palavra de Deus e Ministros Ordenados: O Sínodo afirmou que a “Palavra de Deus é indispensável para formar o coração de um bom ministro da Palavra”. Dessa forma os Bispos, presbíteros e diáconos não podem pensar em viver sua vocação e missão sem um decidido e renovado compromisso de santificação (cf. VD § 78). Quanto aos episcopos, primeiros anunciadores, eles são chamados a “nutrir e fazer crescer a vida espiritual” colocando em primeiro lugar a leitura e a meditação da Palavra de Deus. Assim, antes de serem transmissores da Palavra de Deus eles devem ser ouvintes da Palavra. (cf. VD § 79). No que se refere aos sacerdotes, eles são os ministros da Palavra de Deus, consagrados e enviados a anunciar a todos o Evangelho do Reino, por isso eles devem ser os primeiros cultivadores de uma familiaridade pessoal com a Palavra de Deus, não sendo suficiente apenas o conhecimento lingüístico ou exegético, devendo, assim, aproximar-se da Palavra de Deus com um coração dócil e orante, de modo que ela penetre no fundo dos seus corações como a “Verdade” (Jo 14,6) que é o próprio Cristo (cf. VD § 80). Já os Diáconos, servidores da Palavra de Deus, são chamados a incrementar uma leitura crente da Sagrada Escritura na própria vida com o estudo e a oração, podendo utilizar a Escritura na pregação, na catequese e na atividade pastoral (cf. VD § 81).
b) Palavra de Deus e candidatos às Ordens Sacras: estes devem amar a Palavra de Deus, de forma que a Escritura seja a alma de toda a formação teológica. Os seminaristas são chamados a uma relação pessoal e profunda com a Palavra de Deus, particularmente na lectio divina, pois é de tal relação que se alimenta a vocação. O estudo das Escrituras deve levar o candidato às Ordens Sacras a aumentar o seu desejo de conhecer cada vez mais a Deus que Se revelou na sua Palavra. (cf. VD § 82).
c) Palavra de Deus e vida consagrada: a vocação à vida consagrada nasce da escuta da Palavra de Deus e do acolhimento do Evangelho como norma de Vida. É, deste modo, que viver no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente é uma “exegese” viva da Palavra de Deus. Todas as formas de especial consagração são chamadas a ser verdadeiras escolas de vida espiritual onde se lê as Escrituras segundo o Espírito na Igreja (cf. VD § 83).
d) Palavra de Deus e os fiéis leigos: Os leigos são os responsáveis por levar o Evangelho aos vários âmbitos da vida diária, como o trabalho, escola, família, educação. Responsabilidade oriunda do Batismo, os leigos devem procurar vida santa em meio às ocupações temporais. Dessa foram, eles precisam discernir a vontade de Deus para suas vidas por meio de uma familiaridade com a Palavra de Deus, lida e estudada na Igreja, sob guia dos legítimos Pastores. (cf. VD § 84).
e) Palavra de Deus, matrimônio e família: Por meio do anúncio do Evangelho, a Igreja mostra à família cristã a sua verdadeira identidade, segundo a vontade do Senhor. A Palavra de Deus está na origem do matrimônio e o próprio Jesus o incluiu entre as instituições do seu Reino (cf. Mt 19, 4-8) fazendo o sacramento, o que originalmente estava inscrito na natureza humana. Da união conjugal sobressai a responsabilidade dos pais em relação aos filhos, sendo missão dos pais a comunicação e o testemunho do sentido da vida em Cristo através da fidelidade e unidade da vida familiar. Assim, em cada lar cristão tenha uma Bíblia e a conserve em lugar digno para poder lê-la e utiliza-la na oração, que pode ser feita em pequenas comunidades entre as famílias (cf. VD § 85).
BENTO XVI. Exortação Pós-Sinodal VERBUM DOMINI, 2010. Ed. CNBB. (Documentos Pontifícios - 6)
Foto dísponível em:
http://faithofthefathersbenedictxvi.blogspot.com/2010/11/news-vatican-information-service_11.html Acesso em 09/01/2011.
http://faithofthefathersbenedictxvi.blogspot.com/2010/11/news-vatican-information-service_11.html Acesso em 09/01/2011.
Foto disponível em : http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://dbosco.org/wp-content/uploads/papa_escrevendo_1.jpg&imgrefurl=http://dbosco.org/2010/11 Acesso em 09/01/2011
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