3 de jan. de 2011

Novo Reitor do Seminário São José

PADRE TARLEI É O REITOR DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ
           
           
Foi empossado, em 03 de dezembro de 2010, por Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo Diocesano de Amparo, como novo Reitor do Seminário Diocesano de Filosofia e Teologia São José, em Pedreira, o Padre Tarlei Navarro Pádua Souza.
            Padre Tarlei nasceu em São José do Rio Preto – SP, no dia 22 de setembro de 1978, filho de Marlene Navarro de Pádua Souza e Adhemar Cezário de Pádua Souza. Foi batizado no dia 24 de maio de 1980, na Paróquia São Sebastião, de Cardoso – SP, e crismado em 18 de dezembro de 2004, na Paróquia São José, de Mogi Mirim – SP.
            Cursou Filosofia no Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, residindo no Seminário de Filosofia da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, residindo no Seminário São José da Diocese de Amparo.
            Foi ordenado diácono no dia 08 de dezembro de 2004, na Matriz de Santa Maria, em Jaguariúna, e sacerdote no dia 17 de junho de 2005, na Matriz de São José, em Mogi Mirim.
            No ministério sacerdotal assumiu os encargos de vigário inter-paroquial das Paróquias Santana e Santo Antônio de Pádua, de Pedreira (2005-2006); diretor Espiritual do Curso Propedêutico Santana (2006); membro do Conselho de Assuntos Econômicos (2006-2009); assessor eclesiástico diocesano do Treinamento de Liderança Cristã – T.L.C. (2005-2008); administrador paroquial da Paróquia São João Batista, de Amparo (2007-2010); diretor espiritual dos seminaristas filósofos no Seminário São José de Pedreira (2007-2008); assessor eclesiástico diocesano da Renovação Carismática Católica (desde 2007) e do Rebanhão (desde 2004); vigário forâneo da Forania Nossa Senhora do Rosário (2008-2010) e reitor do Curso Propedêutico Sant’Ana (2009-2010). É também assessor eclesiástico do Curso de Espiritualidade e Doutrina – CED, ministrado pela Comunidade Católica Pantokrator, em nossa Diocese (desde 2008).
            Além de Reitor do Seminário São José, Padre Tarlei também será empossado, em 23 de janeiro de 2011, como primeiro pároco da nova Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Jardim Triunfo, em Pedreira, que será instalada no mesmo dia.
            “Já que o Seminário constitui o ‘coração da diocese’ e que do percurso do Seminário depende que haja bons sacerdotes”(1), Padre Tarlei desenvolverá, junto aos quinze seminaristas, uma missão árdua e primordial na vida da Igreja Diocesana, responsável para que no Seminário “se forme uma personalidade madura e equilibrada, capaz de estabelecer relações humanas e pastorais sólidas, teologicamente competentes, com profunda vida espiritual e amante da Igreja”.(2)
            Cônscia dessa necessidade de bons formadores, a Diocese de Amparo se alegra por Padre Tarlei e expressa reverente saudação, certa de que sua nomeação como Reitor do Seminário São José é sinal do zelo paternal do Cristo Bom Pastor, Sumo e Eterno Sacerdote, que confia santos e dedicados pastores ao seu povo para que sejam continuadores de sua missão salvadora no mundo, inspirando e orientando outros a tornarem-se, igualmente, anunciadores do Evangelho e servidores do Reino por meio do Ministério Ordenado. Todo o povo de Deus de nossa Igreja Particular almeja, assim, que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da nova Paróquia confiada a Padre Tarlei, e São José, Patrono do Seminário Diocesano, intercedam por seu ministério a fim de que seja constante oblação a Deus por meio da condução e educação na fé do rebanho a ele confiado, tornando-o discípulo e missionário do mesmo Jesus Cristo a quem se configura o Ministério Ordenado que a Igreja confere a tantos que se sentem chamados.
            A Diocese apresenta, ainda, uma palavra de gratidão e apreço a Padre João Gonçalves da Silva, que esteve à frente do Seminário São José e da Paróquia Santo Antônio de Pádua por nove anos, desejosos de que o Senhor da Messe o recompense pelo zeloso trabalho realizado e o ilumine no exercício de seu ministério, agora junto à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Serra Negra – SP.

Notas

(1) Recomendações pastorais da Assembleia Plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina – A Formação Sacerdotal nos Seminários, n. 56.
(2) Exortação apostólica pós-sinodal Pastores gregis, (Roma 2003) n. 48.

Nenhum comentário:

Postar um comentário